Terça-feira, 10 de Junho de 2014
Os combonianos que trabalham na evangelização e animação missionária nas duas províncias de Espanha e Portugal estiveram reunidos de 6 a 8 de Junho, na casa de acolhimento e espiritualidade dos Claretianos, no Santuário de Fátima, em Portugal, com o objectivo de se conhecerem mutuamente e de partilharem as suas actividades, tendo em vista uma perspectiva de acção e de missão comum nesta parcela da Europa. O próximo encontro ficou marcado para Junho de 2015, na Espanha.
O primeiro encontro dos missionários das duas circunscrições ibéricas de Espanha e Portugal, empenhados na evangelização e animação missionária, congregou 23 combonianos com experiências de missão em África e na América Latina, uma expressão da universalidade da Igreja que muito pode contribuir para a abertura e a novidade da acção missionária e da missão que tanto se requer na Europa de hoje. Os missionários representavam as dez comunidades espalhadas pelos dois países.
“O encontro – conta o P. Carlos Alberto Nunes, que trabalha na comunidade de Lisboa – foi vivido na amizade e simplicidade. Podemos conhecer-nos uns aos outros e conhecer melhor as actividades missionárias que desenvolvemos nos dois países. Tivemos tempo para a apresentação pessoal e para a partilha das nossas actividades concretas e tentamos perspectivar algumas acções em conjunto para a missão comum que temos na nossa Europa.”
Os missionários celebraram a Via Sacra de Comboni e da missão nos caminhos de Fátima, participaram na Eucaristia oficial na Capelinha das Aparições, dando o seu testemunho missionário, visitaram o noviciado comboniano europeu de Santarém, e concluíram com a participação na celebração de Pentecostes no Santuário de Fátima.
“O espírito de Fátima – disse o P. Carlos – deu mais sentido ao nosso encontro. Foi uma graça que a todos alegrou. No altar do mundo, em comunhão com todas as pessoas que ali se reuniram para rezar e celebrar a festa do Espírito Santo, que desceu sobre Maria e os Apóstolos, sentimo-nos mais Igreja e mais missionários, sobretudo os que estavam a fazer esta experiência, pela primeira vez. O facto de coincidir com a festa do Pentecostes ajudou-nos a aprofundar qual é o espírito da missão e como deve ser a nossa missão hoje. Acreditamos que o Dom do Espírito Santo nos continua a guiar e a iluminar na nossa actividade missionária.”
No momento de avaliação, refere ainda o P. Carlos, foi sublinhado que “este primeiro encontro foi de facto um Dom que nos foi dado, um dom que queremos partilhar com todos os nossos confrades, um Dom que queremos continuar a viver”.
O próximo encontro ficou marcado para Junho de 2015, em Espanha, pois, concluiu o P. Carlos “o caminho faz-se caminhando... e nós queremos que este primeiro passo tenha seguimento, possibilitando mais abertura e envolvimento de todos para uma maior colaboração, união e comunhão na missão que, hoje, nos reúne na Europa”. Uma boa conclusão se a conjugarmos com as palavras que o papa Francisco disse no encontro de oração pela Paz na mesma tarde do Pentecoste, no Vaticano: “É preciso coragem para dizer Sim ao encontro...”.
Doze combonianos portugueses e onze espanhóis passaram o fim-de-semana
de 6 a 8 de Junho de 2014 em Fátima, Portugal, reflectido sobre a evangelização
e a animação missionária nos seus respectivos países.