Votos perpétuos do escolástico comboniano Faustin Paluku Kamwami em Moçambique

Immagine

Sábado, 15 de Agosto de 2020
O escolástico comboniano congolês, Faustin Paluku Kamwami, entregou-se por toda a vida ao serviço de Deus e da Igreja, como missionário comboniano, fazendo a Profissão Religiosa através dos votos perpétuos (castidade, pobreza e obediência), no passado dia 19 de Julho, em Chitima (Moçambique).

Faustin Paluku Kamwami e o P. António Manuel Bogaio Constantino.

Respeitando as medidas de segurança exigidas pela pandemia do Covid 19, o evento ocorreu durante uma celebração eucarística, na qual o Faustin exprimiu, em público, o seu desejo de imitar a Jesus Cristo, como discípulo missionário, segundo o carisma de São Daniel Comboni. A Eucaristia foi presidida pelo P. António Manuel Bogaio Constantino, Superior Provincial dos Combonianos em Moçambique. Na singeleza do acto, celebrado com poucas pessoas, viveram-se momentos de grande interioridade espiritual. Após a celebração, realizou-se um breve momento de convívio.

Na despedida, o P. Constantino, em nome de todos os presentes, agradeceu ao Faustin pela sua disponibilidade e entrega à missão, para servir os mais pobres, e pediu a intercessão da Virgem Maria, de São Daniel Comboni, de Santa Faustina e de São João XXIII, Padroeiro da Paróquia, para que o Faustin seja fiel ao chamado de Deus e feliz na doação da sua vida, e para que possa servir o povo com simplicidade e coragem.

Quem é Faustin Paluku Kamwami?

O jovem Faustin Paluku Kamwami nasceu na República Democrática do Congo (RDC), no dia 1 de Julho de 1987. Foi baptizado no dia 6 de Novembro de 1987 e confirmado no dia 4 de Agosto de 2000. Filho de Kambale Kimoto Jean de Dieu e de Kahindo Kahehero Florina.

Faustin é o mais velho dos dez filhos: 5 rapazes e 5 raparigas. Toda a família é cristã. De 1994 a 2000 frequentou a escola primária. Para continuar a escola secundária, foi para a cidade de Butembo, de 2000 até 2008.

A visita de um padre à capela da sua zona de origem, suscitou-lhe o primeiro desejo de ser sacerdote. Tinha nessa altura sete anos de idade. Todavia, não mantinha um contacto constante com os padres devido à longa distância existente da sua capela à sede paroquial. Isso retardou o amadurecimento do seu desejo de seguir Cristo como padre.

Em 2003, na cidade de Butembo, onde estudava na secundária, participava assiduamente, com um amigo, ao culto dominical e ingressou no grupo vocacional.

O desejo de ser religioso missionário comboniano surgiu da leitura de um livrinho que falava sobre São Daniel Comboni. Mais tarde, conheceu um padre comboniano que foi à sua paróquia fazer animação missionária. Foi através desse padre que conheceu a vida dos Missionários Combonianos.

No dia 25 de Setembro de 2009, foi admitido no seminário propedêutico de Butembo. Em outubro de 2010, entrou no Postulantado de Kisangani. No dia 5 de Setembro de 2013, entrou no Noviciado, no Benim. Durante os dois anos de Noviciado, fez uma experiência profunda da fé em Jesus Cristo, conheceu melhor os Combonianos e a Regra de Vida do Instituto. Terminada esta fase formativa, no dia 9 de Maio de 2015, Faustin emitiu os primeiros votos (castidade, pobreza e obediência), em Cotonou (Benim).

Em Agosto do mesmo ano, iniciou a teologia em Kinshasa (RDC). Depois de quatro anos de estudo da Teologia, foi enviado para Moçambique, a fim de fazer o serviço missionário, última etapa antes da admissão aos votos perpétuos e a recepção das ordens sacras.

Chegou a Moçambique, no dia 10 de Setembro de 2019, e à comunidade de Chitima, na diocese de Tete, no dia 5 de Março de 2020.