Quarta-feira, 4 de Março de 2020
Em Portugal continua a preparação para a JMJ 2022. Agora com o contributo do novo disco da Banda Missio, fundada há dez anos pelo missionário comboniano P. Leonel Rodrigues Claro. Querem levar a mensagem de Cristo a todos. O Papa inspira o novo álbum deste grupo musical e Paulo Dias recorda que, as palavras de Francisco, levam a “assumir a fé”, algo que “não é confortável”. [Vaticannews]
Em 2016, na JMJ de Cracóvia na Polónia, o Papa Francisco lançou o desafio aos jovens de saírem da sua área de conforto. Para saírem do sofá e a serem “protagonistas da História” anunciando Cristo. O Santo Padre exortou os jovens a trocarem o sofá por um par de sapatos para trilharem “caminhos jamais sonhados”. Porque “Jesus não é o Senhor do conforto” e para o seguir é preciso ir ao encontro do outro – disse o Papa.
O novo disco da Banda Missio procura responder ao apelo de Francisco e propõe dez temas em ritmo pop/rock, fazendo da música um instrumento de evangelização. Para animar os jovens e os adultos.
Nascida em 2009, do impulso inspirador do padre Leonel Claro, Missionário Comboniano, atualmente a viver no Chade, em África, a Banda Missio vai já no seu terceiro trabalho de originais. Eles são a Ana, o Ricardo, o Paulo, o Pedro, o Alexandre e o Tiago. Encontramo-los no Porto num encontro de juventude com o bispo daquela diocese.
A Ana Batista é a vocalista do grupo e revela que “Sai do Sofá” foi uma canção composta para o evento “Missão Jovem” seguindo a proposta do Papa Francisco.
Sair do sofá através da música – lembra Pedro Resende, guitarrista e também vocalista da Banda Missio – assumindo que estas canções agora publicadas em álbum podem ser um estímulo para ajudar a gerar atitudes de evangelização.
“O nosso principal objetivo é convidar as pessoas a saírem da sua zona de conforto e a assumirem o seu papel de cristãos” – quem o diz é Ricardo Pinto, guitarrista deste grupo.
Alexandre Ribeiro, marca o ritmo da Banda Missio como baterista e considera que é difícil sair do sofá, pois é difícil sair da zona de conforto para “ir ao rumo do desconhecido”.
O Papa inspira o novo álbum deste grupo musical e Paulo Dias recorda que, as palavras de Francisco, levam a “assumir a fé”, algo que “não é confortável”. O teclista da Banda Missio sublinha que sair do sofá não é só ser cristão praticante, mas ser ativo na vivência da fé, não tendo medo de o assumir.
As letras das canções da Banda Missio nascem, quase sempre, da inspiração do baixista e também vocalista, Tiago Ferreira. Ele lembra que também para Cristo “não foi fácil sair do sofá”. E sublinha a importância da dúvida para permitir “ter mais certezas de que realmente somos cristãos”.
Segundo Pedro Resende são já muitos os jovens que conhecem o grupo e que aderem às suas canções plenas de mensagem cristã. Ana Batista deixa um desafio a “todos os filhos de Deus” baseado nos títulos dos três trabalhos da Banda Missio: “Sai do sofá, concretiza o sonho de Deus, pois Jesus está contigo”.
Os membros da Banda Missio têm grandes expectativas para a JMJ 2022 e para todo o trabalho de preparação que está a ser desenvolvido por todo o país. E estão disponíveis para contactar com comunidades paroquiais, grupos de jovens e movimentos juvenis para convidarem todos a saírem do sofá para testemunharem Jesus Cristo no mundo.
[Rui Saraiva – Vaticannews]