Visita do Padre Geral à comunidade do Escolasticado de São Paulo

Immagine

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
O superior geral dos combonianos, Tesfaye Tadesse Gebresilasie, esteve a visitar durante cerca de um mês (de 13 de Julho a 14 de agosto) a província comboniana do Brasil. À comunidade do Escolasticado de São Paulo dedicou os últimos dois dias da sua estadia em terras brasileiras. Na comunidade do Escolasticado Internacional de São Paulo, vivem 18 combonianos, quatro padres e 14 escolásticos, de dez países diferentes: Quénia (3), R.D. do Congo (3), Uganda (2), Itália (2), Chade (2), Brasil (2), Zâmbia (1), Malawi (1), Togo (1), e Moçambique (1).

No domingo, dia 13 de Agosto, o P. Tesfaye celebrou na paróquia de São Sebastião, confiada aos combonianos e, em particular, seguida pelo P. Mario Andrighetto. Durante a visita, o superior geral falou, pessoalmente, com cada um dos escolásticos e com a equipa dos formadores presentes: P. Arroyo Roman Elias, P. Amaxsandro Feitosa da Silva, e P. Cimitan Danilo.

À tarde do segundo dia, teve um encontro com toda a comunidade, durante o qual apresentou a situação geral actual do Instituto. Os assuntos abordados durante a reunião podem resumir-se a quatro:

  1. Dar a devida atenção aos valores prioritários na vida de um religioso e missionário: a oração, a vida comunitária e a pastoral.
  2. Viver os valores evangélicos com radicalidade e fidelidade.
  3. Aproveitar ao máximo desta última etapa de formação de base para desenvolver uma formação humana integral e uma espiritual de qualidade.
  4. Aproveitar da diversidade das experiências pastorais que o Escolasticado do Brasil oferece, pois ajudará os escolásticos a prepararem-se para trabalhar em qualquer situação missionária no mundo.

“Foi uma bênção receber o Padre Geral na nossa comunidade do Escolasticado – conta-nos o Esc. Mbusa Tulirwagho Jean-Baptiste –. Acredito que estes dois dias ficarão gravados para sempre na memória de cada um de nós. A sua visita valeu a pena. Os escolásticos comprometeram-se a rezar pelo superior geral, para que consiga conduzir o Instituto com a sabedoria do Espírito Santo. Foi muito enriquecedora a sua presença no meio de nós. Na celebração eucarística que encerrou a visita, o P. Tesfaye convidou-nos a mantermo-nos firmes na fé e no serviço ao Evangelho, a não desanimarmos e a seguirmos a nossa vocação com fidelidade ao carisma de Comboni.”

Com esta visita, o Padre Geral cumpriu com quanto estabelece a Regra de Vida dos combonianos, a qual atribui ao Superior Geral as responsabilidades de, entre outras, “visitar as províncias” e “fomentar a unidade e a consecução dos fins do Instituto” (RV, n° 133).