Maria de Lourdes regressa ao Brasil depois de oito anos de Moçambique

Immagine

Roma: terça-feira, 22 de Novembro de 2011
A Maria de Lourdes é leiga missionária comboniana (LMC). Trabalhou em Moçambique durante oito anos. Durante este tempo perdeu na sua terra natal, Brasil, quatro familiares, incluindo o seu pai. Agora, chegou o momento da despedida. Regressará ao Brasil no próximo dia 19 de Dezembro. “Nestes dias tenho o coração fragilizado pela despedida, as lágrimas insistem a querer minar em meus olhos…,” escreve Lourdes na sua carta de despedida que a seguir publicamos.
Na foto: Lourdes sorridente com as duas imagens de Comboni bem junto ao peito.

Agradecimento e partilha ao comité central dos LMC e às províncias combonianas de Moçambique, Brasil e Portugal.

Aproveito desta ocasião para agradecer a todos estes oito anos que eu estive em Moçambique, dos quais quatro directamente com a família comboniana, outros quatro no Niassa com o projecto Além Fronteira, que também teve a participação do nosso querido e estimado D. Franco Masserdoti, agora junto de Deus a interceder pela tão sonhada África.

Nestes dias tenho o coração fragilizado pela despedida, as lágrimas insistem a querer minar em meus olhos, tudo parece nebuloso, mas a certeza da nebulosidade é que virá a chuva para molhar o solo e assim preparar a terra para a machamba e depois colher os frutos e deles saciar.

Nesta noite fui surpreendida com os alunos da Escola Industrial de Carapira (E.I.C.) a cantarem na nossa varanda, saí para saúda-los e em coro me carregaram para o puarô, lá chegando me carregaram ao colo e agradeceram com palavras simples, mas carregada de gratidão, ao final a Escola me ofereceu um bonito quadro com o desenho da E.I.C.

Retorno ao meu País em 19 de Dezembro próximo e tenho certeza que não esquecerei o rosto de cada moçambicano que Deus fez cruzar na minha história de vida, aprendi muito nestes anos, com certeza não precisarei de grandes coisas pois a África da pobreza me ensinou que basta o necessário, não esquecerei as dificuldades deste povo que acorda pensando em caminhar distancias para encontrar água, distancia para chegar ao hospital e que por vezes morrem a caminho sem antes chegar a ser atendido, pois a distancia se encarrega de leva-los para Deus.

A malária que ceifam muitas vidas, por falta de medicamentos, as crianças desnutridas que aos nossos olhos é por falta de cuidados das mães, e somente Deus sabe que é a falta de informação destas que também não vêem saídas para a situação.

Experimentei muitas coisas dolorosas nestas terras, mas também muitas alegrias com este povo que insiste em sorrir diante de tantas misérias, as casas, a higiene, educação escolar, a política governamental, enfim…, o sorriso continua em tuas faces.

Em meio a tantos desafios Deus não deixou que desanimássemos mas que acreditássemos no sonho dos LMC nativos, a terra foi preparada, a semente lançada, agora cabe aos que ficam continuar a regar para que o sonho de Comboni se faça realidade.

Eu aproveito para pedir-vos desculpas por alguns incidentes, como humana sei que em alguma coisa falhei, mas o importante é que amei a todos e quando se ama também se magoa, pois a proximidade nos torna por vezes vulneráveis.

Parto com a certeza de ter acolhido o chamado de Deus em minha vida junto ao povo moçambicano.

E espero retornar dentro de um ano, para já quero e preciso reviver o filho, a família, afinal nestes tempos em Moçambique perdi 4 membros da família e não fui para o velório. Inclusive o falecimento do meu querido papai.

Agradeço às Províncias de Moçambique, Brasil e Portugal, que sempre caminhou comigo nos momentos mais difíceis e também nas alegrias.

A comunidade de Carapira nem encontro palavras, pois vivemos de fato uma grande coesão. Ao povo moçambicano, eles sabem que o que se sente, vive-se e, nestes tempos vivemos plenamente nossos anseios, desilusões, ilusões e esperanças, estes foram meus fieis companheiros no período em que fiquei só aqui na missão, se eu demorasse para abrir a porta, logo a vizinha me chamava para ver se eu acordei bem, não precisamos de muitas palavras, vivemo-las.
Deus nos abençoe,
Carinho,
Maria de Lourdes Vieira
LMC Província Brasil Sul.