Quinta-feira, 3 de Abril de 2025
Os missionários que se preparam para trabalhar na Amazónia estiveram reunidos na cidade de Brasília, de 21 a 30 de Março de 2025. O curso tinha por tema “Missionários na Amazónia: Ser e Viver a Missão”. O principal objectivo era reflectir sobre questões cruciais para a missão e a preservação da região amazónia, com especial destaque para a estreita relação entre a missão evangelizadora e a ecologia integral, e o cuidado com a Casa Comum, como elemento central na tarefa missionária. [REPAM]
A programação intensa e diversificada ofereceu uma oportunidade única de aprofundamento espiritual, teológico e prático. Iniciado com um momento orante de reflexão sobre os saberes ancestrais e a interligação entre a criação e a missão, o encontro permitiu aos participantes perceberem a conexão profunda entre os seres humanos, a Terra e todos os seus habitantes. O foco na Ecologia Integral guiou as discussões, mostrando como a missão de evangelizar se entrelaça com a responsabilidade de preservar o meio ambiente e a cultura dos povos da Amazônia.
Principais temas abordados durante o curso:
Atividades Complementares
Além das reflexões, os participantes realizaram visitas a importantes instituições, como a sede da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), além de encontros com representantes de organizações como o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), o CEFEP (Centro de Fé e Política) e as POM (Pontifícias Obras Missionárias).
Impacto do Encontro
O curso destacou a relevância de uma abordagem integrada da missão, onde a evangelização e o cuidado com a criação caminham juntos. Ao final do encontro, os missionários elaboraram cartas-compromisso reafirmando seu compromisso com a defesa da vida, da biodiversidade e da integridade da Criação, reforçando o papel essencial da Amazônia para a humanidade e o futuro do planeta.
Este encontro foi mais do que uma preparação para a missão na Amazônia; foi uma oportunidade para fortalecer o compromisso com a missão de cuidado e preservação da região, essencial para a vida de todos. A REPAM segue reafirmando seu papel como articuladora de uma missão transformadora e sustentável, em sintonia com as necessidades espirituais, culturais e ambientais da região amazônica.
REPAM