Sexta-feira, 29 de Setembro 2017
O Colectivo Brasileiro do Fórum Social Mundial 2018 (FSM) publicou uma Carta Aberta para convocar as pessoas, as organizações, os movimentos sociais, as redes e as plataformas de movimentos do Brasil, da América Latina e do Mundo para a construção da próxima edição mundial. O FSM será realizado de 13 a 17 de Março de 2018, em Salvador-Bahia, no Brasil. A proposta deste Fórum, em meio a tantos retrocessos, perda de direitos, garantias democráticas e liberdades pelo mundo, é pensar saídas comuns para a humanidade. O encontro dá-se numa óptica solidária, democrática, de respeito às diversidades, para enfrentar as causas das várias formas de violência, desigualdades sociais e regionais. O lema do FSM 2018 é “Resistir é Criar, Resistir é Transformar” apontando para a necessidade de alternativas para um outro mundo possível.

A Carta Aberta enfatiza que no  Brasil e na Bahia, em particular, a resistência tem se ampliado nos últimos meses, buscando fazer frente aos ataques conservadores. O campo democrático e popular tem avaliado suas estratégias no último período histórico, os erros, os acertos e as que são necessárias agora. Por isso, uma edição do FSM em Salvador será uma oportunidade importante de encontro das várias experiências de resistência e de propostas para enfrentar os pensamentos autoritários que tomam corpo no Brasil e no Mundo.

O lema do FSM 2018 é “Resistir é Criar, Resistir é Transformar” apontando para a necessidade de alternativas para um outro mundo possível.

Os sistemas que dominam o mundo, até agora, não deram certo para os povos nem para o planeta. Por isso o Conselho Internacional do FSM e o Comité Facilitador no Brasil CONVOCAM a todos e todas a se somarem à construção do Fórum Social Mundial 2018, de 13 a 17 de Março de 2018, em Salvador, na Bahia.

Adesões podem ser encaminhadas ao email forumsocialmundial@fsm2018.org ou pelo próprio site. Coloque o título: Adesão à convocatória do FSM. E informe seu nome e de sua organização. Baixe aqui a o documento de CONVOCAC?A?O DO FSM 2018. Informação: imprensa@fsm2018.org

Fórum Social em movimento

Começa, com isso, uma série de diálogos e articulações para viabilizar o FSM, material e politicamente.A Universidade Federal da Bahia (Ufba) já havia colocado instalações à disposição do evento. Representantes do governo estadual baiano participaram do seminário e se comprometeram a também apoiar o evento na cidade. As atividades do FSM, seguindo a tradição e princípios do processo, serão autogestionadas – viabilizadas e realizadas pelas próprias entidades proponentes. A organização do FSM trabalhará para preparar o território de acolhida e insfraestrutura básica, cuidar das inscrições, programação, divulgação e logística geral do evento.

Desde 2001, por Outro Mundo Possível

A primeira edição do Fórum Social Mundial foi realizada em 2001, na cidade de Porto Alegre, reunindo organizações, movimentos sociais, ativistas sociais, sindicais e culturais, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo, na cidade suiça de Davos. Contra as políticas neoliberais representadas no encontro europeu, Porto Alegre afirmava: Outro Mundo é Possível. Reunindo a diversidade das lutas e alternativas contra o Pensamento Único imposto pelo famigerado Consenso de Whashington, o FSM foi realizado outras vezes em Porto Alegre, atraindo mais de cem mil pessoas a cada edição, e depois internacionalizou, com encontros mundiais em Mumbai, Nairóbi, um policêntrico em Caracas, Karashi e Bamako, voltando ao Brasil, em Belém, no Pará, e depois sendo realizado em Dacar – Senegal, em Túnis por duas vezes e finalmente em Montreal. É a sexta edição no Brasil, em 17 anos.